FEDERAÇÃO DE UPHs DO PLTA

COMISSÃO EXECUTIVA DA FEDERAÇÃO DE UPHs DO PLTA - 2013.

DIRETORIA 2013:
PRESIDENTE: Ev. Gilson Ferreira de Souza (evangelistagilsonferrira@gmail.com) - fone: 94-91482535.
VICE-PRESIDENTE: Dc. Manoel Messias ferreira da silva (Fone: 94-9131-7973).
SEC.EXEC. Dc. Ribamar Ferreira da Silva (riba.ipb@hotmail.com) - Fone: 94-91445937.
1° SEC. Pb. Luiz Henrique Brito Belo (luizbritobelo@hotmail.com) - Fone: 94-9185-6106.
2º SEC. Pb. Moacir de Freitas Heringer (moacirheringer@gmail.com.br (Fone: 94-9154-4867).
TESOUREIRO: Pb. Zizalino Xavier das Santos (fone: 94-9172-9333)
Sec. Presbiterial Pr. Fco. Cristino de Souza. (prcristino@hotmail.com)Fone: 91-3273-0089.
Secretaria Geral do Trabalho Masculino
Pb. Haroldo Peyneau - 17/02/1944
Endereço: Av. Vitória, 434/402 - Forte São João Vitória/ES - CEP: 29017-020
Telefone: (27) 9963-8724 / (27) 3223-1680
Email: peyneau@terra.com.br; uph@ipb.org.br
Pres. da CNHP Pb. Paulo Roberto da Silveira Daflon Pres.da Conf. Nac. dos Homens Presbiterianos. Tel:(021) 2662-2216 - Cel-(021)-9775-4822 Rua: Luiz de Camões-lote 10 quadra-39 Cep.26165-366-Santa Maria-Belford Roxo-RJ
Vice-Pres. CNHP Reg Norte Pb. Ely Teixeira Pascoal (elypascoal@click21.com.br) (ely.pascoal@estadao.com.br) Fone: 91-3231-2615/8311-0910.

SECRETÁRIOS DE ATIVIDADES:
1 -ESPIRITUALIDADE: Pb. Manoel Pedro do Nascimento Fone: 94-9194-1579.
2 -EVANGELIZAÇÃO: Pb. Raimundo Nonato da Silva Fone: 9134-2113
3 -MISSÕES: Dc.
Luiz Carlos Ferreira de Sousa (luizipbjac@gmail.com) -Fone:94-92029045.
4 -ESTATÍSTICA: Pb. Joziel de Paula Barboza ( jpb.se.plta@hotmail.com) - fone 94-33243603. 9211-6256
5 -COMUNICAÇÃO e MARKETING:Dc. Marcio da Silva Ribeiro (msripf@hotmail.com) - fone 94-9183-2955.
6 -CAUSAS DA IPB: Pb. Valdenor Tavares (Fone 8112-3469).


segunda-feira, 17 de maio de 2010


PALAVRA DO PRELETOR DO II - ENCONTRO DE UPHs DO PLTA



Nos dias 01 e 02 de maio, na Igreja Presbiteriana Filadélfia, na cidade de Marabá, por ocasião do II Encontro de União de Homens Presbiterianos, tive a oportunidade de pregar no culto noturno e na Escola Bíblica, com o tema: Homens: Levanta e Clama.

No sábado, 01.05, o texto escolhido foi Ezequiel 37.1-14, que, para efeito didático, foi subdividido em 6 sub-seções, a saber:

Nos versos 1 e 2 o Senhor dá ao profeta uma visão que lhe permitirá, posteriormente, ter a percepção do estado em que se encontrava o povo [que não era um povo qualquer, era o povo de Deus]. O profeta percebe-se em meio a um vale repleto de um número muito grande de ossos sequíssimos.

O verso 3 nos apresenta o questionamento de Deus ao profeta: ele acreditava que uma mudança no estado dos era possível? Tinha fé o profeta? A resposta do profeta pode ser observada sob um duplo ângulo: por um lado, ele declara reconhecer o poderio e a sabedoria absoluta de Deus, mas, ao mesmo tempo, não demonstra crer ou esperar uma transformação nos ossos. Todavia, o passo inicial já está dado: ele confessa confiar na sabedoria e poder de Deus.

Nos versos 4 a 6 encontramos orientações ao profeta sobre o que ele deveria dizer, mas ao mesmo tempo podemos visualizar todos os passos que eram necessários para uma mudança no estado dos ossos. E o passo inicial era a proclamação da palavra de Deus – mesmo a quem, aparentemente, não possuía meios para ouvi-la [crânios sequíssimos não possuem pavilhões auriculares, tímpanos, etc.]. Os ossos também não poderiam produzir, de si mesmos, tendões, carne, pele ou espírito: tudo isto seria ação direta e sobrenatural de Deus com o objetivo de demonstrar seu poder.

Nos versos 7 a 9 percebemos que, apesar da aparente impossibilidade, o profeta toma a atitude acertada: a obediência. E faz como Deus lhe manda. Proclama o que Deus ordenou. E logo percebe que o que Deus disse que faria acontecer, efetivamente, aconteceu. É interessante notar que a restauração dos ossos se dá em duas etapas: a atenção às incapacidades materiais e, somente depois, as espirituais.

No verso 10 o profeta constata o resultado da sua obediência em proclamar a palavra como Deus ordenara. Não houve alterações na mensagem. Ela foi entregue tal como havia sido recebida, demonstrando a fidelidade do profeta e sua confiança em Deus.

Nos versos 11 a 14 nós encontramos a interpretação da visão e a sua aplicação. Os ossos secos no vale simbolizavam a casa de Israel. Numerosa, mas sem vida, sem esperança [porque haviam se esquecido de confiar em Deus]. Todavia, Deus afirma que restauraria Israel, lhes mostraria que podem confiar nele. Isto vale para o novo Israel de Deus: se o povo de Deus se esquece e se afasta do Senhor, deixa de comer o melhor da terra para perecer a espada e ser exterminado. Todavia, o povo que se volta para Deus, que nele confia, é forte, abençoado, abençoador. Porque o Senhor o disse.

No domingo, por ocasião da Escola Bíblica, prosseguimos com os estudos, após entendermos que devemos confiar no Senhor. Mas o que deve fazer o povo de Deus ao perceber que se encontra como que num vale, cercado de ossos secos, sem esperança? Não é assim que vemos a sociedade que nos cerca? Não está longe o Brasil de ser uma nação feliz porque não teme ao Senhor [Sl 33.12]? Podemos oferecer uma possibilidade de restauração estudando o que nos diz a palavra em Joel 1.14-20. Novamente devemos lembrar que a ação dos profetas, seja Ezequiel ou Joel, se dá por chamamento de Deus que lhes diz o que falar e fazer.

No verso 14 o profeta Joel conclama o povo a não perder a esperança, como Israel estava fazendo:

o Ele diz que, ao invés do desespero, o povo deve fazer exatamente o contrário. Quando tudo parece perdido deixar os braços penderem, os joelhos dobrarem só torna as coisas mais impossíveis. Joel conclama o povo à ação, a promulgar um jejum [costume que indica desejo de santificar-se] e convocar uma assembléia solene [reunir o povo, congregar, de modo que um e outro se sustenham, se animem mesmo na sua pouca fé];

Em seguida Joel lembra quem são os agentes desta convocação, quem deve liderar o povo neste ato de contrição e congregação, quem deve participar deste ato: desde os anciãos até todos os demais moradores. Todos os membros do povo de Deus devem exercitar sua confiança em Deus;

O passo seguinte do profeta é dizer onde o povo deve se reunir. Ele afirma que o lugar ideal para a adoração do Senhor é a casa do Senhor. Isto parece lógico, mas não estava sido levado em consideração pelo povo de então e também não tem sido observado pelos cristãos atuais;

A seguir o profeta lembra que o jejum e a convocação para a congregação do povo deve ter o objetivo de buscar a Deus – não se trata de um evento político ou social, mas de um momento devocional, de adoração e entrega de si mesmo ao Senhor, confiando que Deus sabe e fará o que for melhor para o seu povo. Não se trata de assembléia para fazer alianças políticas – mas para adorar ao Senhor;

Finalmente, nos versos 15 a 20, o profeta diz o motivo ou o alvo do jejum e oração: é hora de levantar e clamar pela nação, por restauração como havia sido prometido por Deus quando da inauguração do templo por Salomão [II Cr 7]. Diferente do que vemos constantemente, quando as "campanhas" têm como alvo específico pessoas [às vezes até campanhas eleitorais], o profeta diz que é lícito, desejável e imperativo a busca pela ação de Deus em prol da comunidade. E é este o papel que Deus espera de seu povo.

Em Cristo Jesus,

Rev. Marthon Mendes

Servo de Deus

Um comentário:

  1. Queremos agradecer a Deus, por ter Ele, conduzido este II - ENCONTRO DE UNIÃO DE HOMENS PRESBITERIANOS DO PRESBITÉRIO LESTE DA TRANSAMAZÔNICA, e ainda ter nos abençoado com uma mensagem rica espirituamente, esclarecedora e que certamente falou aos amados irmãos em Cristo, dando-lhes pela iluminação do Espírito Santo o direcionamento para um exercício fiel no clamor e no despertar que glorifica a Deus. Somos os verdadeiros atalaias; e as mensagens que foram expostas pelo servo de Deus (Pr.Marthon Mendes), nos does dias desse segundo encontro, nos mostraram o quanto Deus é fiel para com o seu povo e o quanto devemos a Ele em louvor e glória.
    Quero aqui, em nome da Federação de UPHs do PLTA, agradecer a Deus pela disposição concedida ao nosso amado irmão em Cristo, pastor Marthon Mendes (Pres. do Presb.), que sem medir esforços nos atendeu nesta oportunidade. Que tudo que foi realizado seja unicamente para o louvor da glória de Deus.
    DEUS SEJA LOUVADO...

    ResponderExcluir